quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quietude interior e exterior

Feliz daquele que guarda grande quietude interior e exterior perante todas as situações da vida.

A prática da quietude ensina a não falar e fazer maus julgamentos, leva a retidão da alma e do coração.

Para alcançar esse silêncio interno e externo que é um grande auxiliador do processo da santificação, é preciso conservar a humildade, não se colocando acima de ninguém, mas perseverando no conhecimento de que Deus que tudo vê, tudo sabe, e assim sendo, não é necessário e nem se deve viver em uma grande agitação existencial.

O acalmar o espírito, faz conservar a paz pessoal e contribuí para a pacificação dos outros em nossa volta.

Aquele que é capaz de preservar esse estado de paz e zelo por si e pelos outros, vive contente, sorrindo, não se perturba facilmente, mesmo entre as maiores adversidades.

No entanto, o agitado interna e externamente, perturba seu próprio coração e a vida alheia, com muitas palavras, ações de desconfiança e imprudência, é capaz até mesmo de transformar o que é bom em mal e raramente encontra a paz.

Afaste a ansiedade de seu coração, não atrapalhe a sua vida e a alheia com as mesquinharias dos afetos mal ordenados, trata antes de procurar vencê-los com a oração contínua e o amor.

Não julgue seu próximo, o perturbando com suas divagações cruéis sobre o que pensa dele, antes de falar qualquer maldade ou julgar as pessoas, ajoelha-te e com vergonha, pede perdão a Deus por esse grande erro que ia cometer, de tentar se colocar no lugar Dele, para julgar quem quer que seja.

Suporta como fiel seguidor e imitador de Cristo, todas as contrariedades e maus julgamentos que fazem de ti mesmo, mas nunca se esqueça que também à você é importante não causar contrariedades e maus julgamentos as outras pessoas.

Quanto mais souber sofrer amando por amor a Cristo e aos irmãos, mais paz encontrará em si mesmo e no convívio com todos em sua volta.

Conserva sem cessar a quietude interior e exterior e perceberá que grande ânimo sua alma terá no caminho de Deus, mesmo nas trevas mais escuras, conservará firme os propósitos de amor em seu coração.

Juliana Gonçalves dos Santos.