segunda-feira, 11 de julho de 2011

Efemeridades



Insensato é aquele que se fixa nas coisas efêmeras da vida, colocando nelas todo o desejo do coração.

Comete grande erro quem ao invez de ser fervoroso na fé e vida espiritual, troca Cristo pelas coisas terrenas, dedicando todo o precioso tempo de sua vida as coisas exteriores, se portando como pessoa frívola e carnal.

Todo ser humano deve se questionar para saber quais são seus apegos desordenados e o que o está impedindo de aderir mais ao que é sagrado.

Quantos maus exemplos temos da ignorância daqueles que recorrendo à coisas absurdas para satisfazerem a suas vidas, caem em seus próprios erros.

Na época de Moisés, quando ele conduzia o povo, por um momento, eles fizeram um berrezo de ouro para ser adorado no lugar de Deus. Eles se corromperam e cometeram esse grande pecado, eram um povo de cabeça dura, mas depois Moisés sabendo do ocorrido, destruiu aquele deus de ouro, reduzindo ele ao pó.

No entanto, parece que as pessoas ainda hoje não compreenderam, que colocar o que quer que seja no lugar de Deus é pecado, loucura e perda de tempo.

Os cristãos devem ser despojados, sem apegos e avidez pelo que escraviza a vida interior.

A vida daqueles que amam a Deus, deve estar toda voltada ao Senhor, colocando-o de fato em primeiro lugar sempre.

Todos devem refletir, quais são seus “bezerros de ouro”, aquelas coisas que colocam acima ou no lugar de Deus e pensar porque fazem isso, o que querem alcançar com essa atitude e após o arrependimento, pedir perdão a Deus e nunca mais fazer para si deuses, no lugar do único e verdadeiro Deus.

Jesus teve um discípulo, chamado Judas Iscariotes, que cometeu esse grave erro, o traiu por trinta moedas de prata, que era o preço na época equivalente a um escravo.

Para Judas, as poucas moedas de prata lhe valiam mais que Cristo, que é o próprio Deus.

Essa atitude de traição de Judas, de colocar o dinheiro acima de Deus, mostra que ele mesmo tendo estado ao lado de Cristo, escutando sua doutrina, mais se preocupou com o que era passageiro e mortal, colocando essas coisas, no lugar do que era sagrado e eterno.

É preciso com que todos os fiéis, estejam muito atentos para ver se não estão fazendo como Judas e traindo a Jesus, pelo que quer que seja.

Reflitamos se na vida diária, somos fiéis ou infiéis a Cristo e aos irmãos.

O que temos colocado no lugar de Deus?

Pelo que temos traído a Deus? Será que é pelo dinheiro, prazer da carne, apego a televisão, ao computador, ao trabalho, as drogas, bebidas e todos os outros vícios?

Quais são os atuais “bezerros de ouro” e “moedas de prata” da humanidade?

Porque ainda hoje mesmo com tantos maus exemplos do passado, trocamos o que é eterno, pelo que é efemero?

O amor que temos a Deus e aos irmãos deve ser fiel e não falso e hipócrita, por isso todos devem fazer adesão ao que é eterno, se desprendendo de todas as afeições desordenadas e desejando somente o que mais nos levar a amar Cristo e aos irmãos.

Juliana Gonçalves dos Santos


(Artigo publicado no site da Associação do Senhor Jesus (TV Século 21), no dia 08/07/2011)

Um comentário:

  1. Que maravilha,voce escreve divinamente ,enche a nossa alma de Deus obrigada por tao lindas palavras.

    ResponderExcluir