segunda-feira, 17 de maio de 2010

O JOVEM RICO



Certa vez, um jovem rico avistou Jesus e foi ao seu encontro e quis saber o que fazer para possuir a vida eterna.
Jesus disse que ele deveria observar todos os mandamentos, vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres e depois o seguir, carregando a sua cruz.
O jovem disse que já cumpria os mandamentos, mas se entristeceu quando Jesus disse que ele deveria se desapegar de tudo que tinha e o seguir.
Essa passagem da bíblia revela pelas palavras de Jesus, o quanto é importante a todas as pessoas serem desapegadas das coisas que as escravizam para seguirem ao Senhor.
O pedido de Jesus para esse jovem rico, de vender suas coisas e dar tudo aos pobres, é um pedido de desprendimento das coisas do mundo que estavam completamente em volta do jovem, como se fosse uma parte vital dele que ele não conseguia tirar de si, coisas que o aprisionavam e não lhe dava verdadeira liberdade como filho de Deus.
Jesus antes de fazer esse pedido, fixa o olhar nele e ama o jovem como ele é, mas diz que é preciso que ele se desapegue, ou seja, como ao jovem rico, Jesus ama a todas as pessoas, mas deixa claro, que se não nos desprendermos das nossas escravidões, sejam elas quais forem, pequenas ou grandes, não seremos livres para viver a proposta do Reino de Deus, que Jesus veio instaurar.
A escravidão desse jovem eram suas riquezas, seus bens materiais, ele levava uma vida espiritual baseada em seguir os dez mandamentos, mas materialmente era muito apegado aos seus bens e por isso não era livre para entregar a vida para Deus com liberdade.
A proposta de Jesus para esse jovem é muito importante para toda a humanidade, porque sem renúncias, sem o desapego dos bens desordenados e sem estar pronto para ser livre em Deus já nesta vida, fica muito difícil caminhar rumo à vida eterna.
O desapego, a renúncia e a vida livre no amor de Deus, é algo que parece quase utópico, impossível de se conquistar, mas Jesus é enfático dizendo, que ao que aos homens parece impossível, para Deus é possível e ainda complementa afirmando, que quem se abandonar em seus braços, com total confiança e entrega, receberá muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna.
A proposta de Jesus observando dessa forma, é irresistível, somos impulsionados a dizer que abandonaremos imediatamente as nossas pequenas e grandes escravidões humanas, porque desejamos receber a vida eterna e caímos numa grande tentação de julgar o jovem rico, porque ele ao ouvir a proposta de Jesus, se entristeceu, pois era muito rico.
Mas sejamos sinceros com o Pai e reflitamos com amor a tristeza do jovem rico, será que cada um de nós já conseguiu se libertar como Deus deseja para alcançar a vida eterna? Muito fácil é julgar o irmão, o difícil é olhar nosso coração, nossos apegos desordenados, nossa falta de entrega a Deus e ao seu projeto de amor e vida em plenitude.
Convido você agora a imaginar um encontro com Jesus e fazer essa mesma pergunta a Ele: Senhor que devo fazer para ganhar a vida eterna? O que Jesus pediria para você se desapegar? Qual seria a intensidade de entrega que o Senhor te pediria? Você também como o jovem rico ficaria triste frente aos pedidos do Senhor ou apesar de saber da dificuldade de carregar a sua cruz, a tomaria com amor, pois na cruz está todo o peso que cada um tem de carregar e para levá-la até o fim, é preciso empenho, renuncias, deixar para trás tudo que possa estar pesando e impedindo você de conseguir caminhar com ela.
Nesta vida cada um de nós tem de levar a sua cruz e é impossível levá-la e ao mesmo tempo as coisas que nos escravizam, na verdade essas coisas, ou fazem com que abandonemos nossa cruz e fiquemos já como mortos nessa vida, aguardando não a vida eterna, mas já entregues por livre vontade a condenação eterna ou faz com que o peso da cruz se torne quase que praticamente impossível de levar, fazendo com que a arrastemos com as cargas extras dos apegos até que ao chegar à outra vida, precisemos passar por um momento de purificação de tudo antes de viver eternamente com o Pai.
Irmãos, não sejamos tolos e com falta de fé, mas sábios que se desapegam de suas escravidões, carregando com amor a nossa cruz por mais pesada que seja e entreguemos a nossa vida a Deus, confiando Nele e em suas promessas, vivendo de forma diferente, daqueles que estão presos e ofuscados por aquilo que não é, pois somente Deus é: o tudo, o amor em essência plena e eterna!
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 14,6.

Juliana Gonçalves dos Santos

(Artigo publicado no site da Associação do Senhor Jesus (TV Século 21), no dia 5/5/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário