segunda-feira, 17 de maio de 2010

A FÉ




A fé é a luz do cristão batizado, que faz com que se possa distinguir conhecer e seguir o caminho de Deus.
Todas as pessoas ao serem batizadas são incorporadas em Cristo e recebem a fé, com o passar dos anos de vida cristã deve-se conservar a fé como um dos bens mais preciosos e não a destruir com tantos pecados que obscurecem a alma.
Através da iluminação da fé, é revelado, tudo que é transitório nesta vida e com a inteligência, cada filho de Deus, deve reconhecer e saber ordenar tudo a sua volta, para passar por esta vida sabiamente, como criatura que se entrega aos desígnios do Senhor livremente, pois crê Nele, o ama e o espera com amor acima de tudo e de todas as coisas.
É preciso quase que pautar toda a vida espiritual, com olhos de fé, pois assim se tem a luz, até nas mais densas trevas desta vida. Para isso, é importante com muita sabedoria fazer uso em favor da fé, das três faculdades de nossa alma: a memória, a inteligência e a vontade.
Quando o cristão consegue compreender que ele já possui a fé como dom de Deus e busca assim ordenar toda sua alma para viver de tal forma de que ele deixa de fazer de si mesmo o centro da sua vida, para Deus ocupar com poder, amor e glória o centro da sua existência, então começa-se a enxergar nesse cristão atos concretos de fé, pois ele deixa que todos seus atos, pensamentos e sentimentos sejam uma revelação da fé e sua vida se torna um evangelho vivo de Jesus Cristo.
Que bela vida a das almas que tem e preservam a sua fé no Deus altíssimo, sabem elas que sem crer, sua vida estaria entregue a prisão do inimigo da alma humana, aquele que busca sem amor nenhum, nos separar de nosso Pai amado. Assim, uma vida sem fé, é desajustada física, psíquica e moralmente, o corpo vive beirando ao desastre, esperando seu fim, pois a alma fica como morta, aprisionada, sem Aquele para a qual ela deveria voltar um dia.
O cristão não pode nunca se envergonhar de sua fé, pois um filho não pode ter vergonha de seu Pai.
É preciso de uma vez por todas, os cristãos batizados assumirem com convicção, sua condição de pessoas de fé, vivendo dando testemunho da verdade.
Padre Pio de Pietrelcina, disse certa vez: “Vive-se de fé, não de sonhos”, sábia frase, o mundo nos diz para irmos em busca de nossos sonhos, sempre, que se não os alcançarmos seremos infeliz, irrealizados e menos do que os outros que alcançaram, que grande besteira. Quantas pessoas que alcançaram sonhos atrás de sonhos, e vivem numa escuridão imensa, que só Deus pode iluminar! É preciso irmãos queridos, vivermos de fé, essa é a verdade do alto, que nos libertará e fará alcançarmos nosso fim ultimo que é estar com Deus para sempre.
Enquanto estamos nessa vida terrena, Deus está a todo o momento conosco e Ele se revela em especial amor e presença na eucaristia, mas sem os olhos da fé, perdemos o que de mais precioso existe e vagamos sem caminho até a morte e sem Ele acabamos por nos perder para sempre, pois sem ter conhecido e seguido seus caminhos, outros teremos infelizmente conhecido e seguido cegamente.
Não há vida cristã sem eucaristia, não podemos dizer que seguimos Jesus sem crer na eucaristia. É preciso se alimentar do pão celeste, com toda fé, amor e respeito, Deus não nos abandonou nessa vida, Ele está vivo no meio de nós.
Sem a fé, portanto, é impossível conhecer os caminhos de Deus, revelados no ser humano e divino de Jesus Cristo.
Cremos que Cristo é o próprio Deus, então Nele se encontra toda a verdade revelada e todo fundamento da nossa fé.

Juliana Gonçalves dos Santos

(Artigo publicado no site da Associação do Senhor Jesus (TV Século 21), no dia 13/7/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário