segunda-feira, 17 de maio de 2010

QUARESMA E CONVERSÃO



Terminado o tempo de 40 dias que Jesus passou no deserto, ele foi até a Galiléia, e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: fazei penitência e crede no evangelho” (Mc 1, 15). Deus enviou Jesus, para nos transmitir o seu Reino através de seus atos e palavras.
Mas para conhecer que Reino é esse e qual a vontade de Deus para todos nós, é fundamental ler a bíblia.
Ela não é um enfeite para ficar num lugar de destaque na sala de sua casa, ela é a palavra viva de Deus para sua vida.
Se você crê que Jesus veio até nós por vontade de Deus para nos salvar, não pode ignorar seus ensinamentos.
Toda palavra que foi proferida pela sua boca, foi santa, perfeita e irrepreensível.
A partir daí, se compreende que tudo que Jesus disse era sagrado. Ele não deixou nada encoberto ou que possa gerar dúvidas.
Por isso, você precisa reservar todo dia um tempo para ler a bíblia e colocar em prática nos seus atos e palavras os ensinamentos de Jesus.
Jesus é o seu pastor, mas mesmo tendo pastor, você pode por livre vontade se afastar daquele que te conduz com tanto amor. Jesus com certeza virá te resgatar, mas é preciso que você queira que ele te conduza, somente ele, o tudo o mais dessa vida é vaidade, só ele te basta.
Você não precisa buscar felicidade onde ela não existe, ela só existe bem sabem as boas ovelhinhas de Jesus, sob os cuidados e orientações de nosso amado mestre.
Para conseguir reconhecer as apalavras de Jesus e segui-lo de fato, é preciso conhecer o que ele diz, e conhecer demanda tempo para ler suas palavras, atitude de humildade de aceitar viver sob seus cuidados reconhecendo que ele sabe o que é o melhor e aceitar que a conversão é constante em sua vida, em todos os dias, você tem algo para melhorar e ser com seu esforço e com a graça de Deus, renovado no amor verdadeiro que vem do alto.
Aceite e deseje com muito amor, que você precisa ser convertido durante toda sua vida. Não caia na armadilha do mal, que te sujeita que você já é bom o bastante, que já sabe tudo e que faz mais a Deus que a maioria das pessoas. Isso é uma grande cilada, que irá te estagnar na fé, no amor e na sua conversão.
Assim, é preciso sempre pedir a Deus com sua graça, que você reconheça quanto ainda tem que melhorar para ser uma pessoa santa.
Abandone na misericórdia de Deus os seus pecados, pedindo perdão por meio da confissão.
O sacerdote representa Jesus, converse com o padre, como se estivesse falando pra Jesus, tudo que fez de errado e quer melhorar.
É da vontade de Deus que você se confesse, se arrependendo com sinceridade de seus pecados e procurando com todas as forças não pecar mais, para salvar a sua alma.
É preciso buscar o médico das almas, que é Jesus, não deixe para amanhã, comece hoje mesmo, passe a ler a bíblia diariamente, peça sempre a graça de Deus, faça um bom exame de consciência e vá até uma igreja, procure pelo sacerdote e diga que quer se confessar.
Após a confissão, procure não pecar mais, para isso pratique a virtude contrária. Por exemplo: Se você é muito impaciente, procure ser mais paciente, se é muito impuro, sofrendo com a luxúria, pratique a pureza, se afastando de tudo que o leve a esse pecado, se é muito orgulhoso, busque a humildade.
Estamos no período da quaresma, em que cada um de nós é chamado a conversão e a uma vida nova.
Durante quarenta dias, é pedido que se pratique com mais afinco, a esmola, oração e jejum. O contrário dessas práticas são a avareza, a vaidade e a gula. Explico melhor: se você é uma pessoa avarenta, procure dar esmola, se é vaidoso procure rezar mais, e se caí em pecado da gula, procure fazer jejum.
É preciso se exercitar nas virtudes, se não dificilmente você deixará de cometer aqueles pecados que tanto faz mal a sua vida, a sua alma e a sua união com os irmãos e com Deus.
A conversão sendo diária, o esforço também é diário.
O mundo atual impulsiona a você se esforçar por dinheiro, prazer, honras, tudo que não traz felicidade. E ainda assim, quanto esforço o homem demanda nisso tudo.
Para encontrar a felicidade, que só vem de Deus e está em Deus, você tem que procurar viver uma vida já em santidade, se afastando de todo mal, de todo pecado.
A palavra pecado denota a idéia de errar o alvo. Se o seu alvo é Deus, ao pecar, você erra o alvo, porque vai na direção contrária dos caminhos da salvação.
Por isso retomo meu pensamento inicial, você precisa ler a bíblia, mas só ler não basta, é preciso aprender e por em prática o que Jesus falou. Estão tudo lá, as palavras de Jesus, são perfeitas, boas, cheias de amor, paz, felicidade e verdade.
Jesus também dizia na Galiléia para fazermos penitência e crermos no evangelho.
Não seja morno na fé, têm como filho e filha muito amados de Deus cumprir estritamente o que ele te pede e ensina.
Que esse período de quaresma seja mesmo de conversão para você. Não desperdice o tempo, deixe espaço para o que é mais importante, a salvação de sua alma.
Nunca se esqueça, leia a bíblia diariamente, reze o rosário, participe se puder diariamente da missa ou pelo menos aos Domingos, receba os sacramentos, cumpra os mandamentos, faça penitência, creia no evangelho e carregue a sua cruz com muito amor.
Rezo para que aceite de fato Deus em sua vida e que o ame com um amor infinito, para que nessa quaresma em você vá nascendo um homem novo, uma mulher nova, renovados e fortificados para uma vida nova, com mais amor, paz, alegria e verdade que só vêm de Deus.

Juliana Gonçalves dos Santos.

(Artigo publicado no site da Associação do Senhor Jesus (TV Século 21), no dia 12/3/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário