segunda-feira, 17 de maio de 2010

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



O sagrado coração de Jesus é uma fonte inesgotável de amor.
Se quisermos paz, alegria e descanso a nossa alma, devemos ser devotos do coração amoroso de Jesus, que está sempre pronto para amar, acolher e perdoar.
O coração de Jesus deve reinar sobre o nosso, para que toda maldade, como o ódio, adultério, homicídio, cobiça, inveja, raiva, avareza, imoralidades, ciúmes e maus pensamentos que Jesus afirmou que nascem de dentro de nosso coração, sejam substituídos por obras boas.
É com o coração humano e divino de Jesus que devemos aprender a amar, ele mesmo nos deixou essa receita, quando disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11,28).
Jesus, manso e humilde de coração! Seu coração acolhe a todos, os santos e os pecadores, os fracos e os fortes de espírito, as crianças, os adolescentes, os jovens e os idosos, os sadios e os doentes. O coração tão amoroso de Jesus não distingue uma pessoa da outra, ele não escolhe, como nós fazemos, separando e deixando entrar em nosso coração somente aqueles que nos são bons e nos querem bem. Jesus é diferente, ele tem para todos os homens do mundo todo, uma morada permanente dentro de seu coração. Basta o homem em seu livre arbítrio querer estar dentro desse coração santo, puro e perfeito.
Muitos infelizmente rejeitam e não se deixam amar pelo sagrado coração de Jesus, tem em suas vidas o que de mais precioso existe e não o reconhecem, não aceitam, acham que auto se bastam para viver. Pobres almas, ainda longe do coração de paz de Jesus.
Se não aceitamos ser amados pelo coração de Jesus, que devemos esperar da vida? Uma solidão enorme, sem esse coração que nos ama profundamente, nos falta o amor verdadeiro. O coração humano vai agonizando e morrendo sem se permitir amar por nosso Senhor, torna-se um coração com uma imensa saudade, que só pode ser saciada no encontro com o coração de Jesus.
O ser humano tem que se esforçar para que seu coração ame o amor, que é Jesus. Por isso deve esvaziar do seu coração tudo que não leva para o fim almejado, todas as coisas do mundo que invés de libertarem o coração humano para encontrarem o coração de Jesus, o aprisionam como escravo.
São Francisco de Assis, disse: “O amor não é amado! O amor não é amado! Como é que os homens podem amar uns aos outros se não amam o amor?”
O amor deve ser profundamente amado acima de todas as coisas, deve também ser respeitado, adorado e ser com profunda sinceridade a única preciosidade da existência.
O próprio significado do nome de Jesus é "Salvador" ou "Jeová salva" e foi revelado pelo anjo Gabriel quando anunciou o nascimento do nosso Senhor a José: “Ela dará à luz um filho a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (MT 1,21). O nome de Jesus expressa o que Ele é: o verdadeiro amor! E no seu coração se encontram todas as dádivas que o homem precisa.
Ele é esse amor esse que nos amou tanto que morreu numa cruz para nos amar. Será que morreríamos na cruz por alguém? Jesus morreu na cruz por cada um de nós! Todos, sem distinção já fomos salvos por Jesus, só basta aceitarmos nossa salvação.
Jesus morreu com seu coração pregado numa cruz, morreu por nos amar! Seu coração morreu de amor, mas pelo mesmo amor, ressuscitou e continua amando por todos os séculos sem fim.
O coração de muitas pessoas se encontra como morto para o amor de Jesus, enquanto deveriam estar vivendo pelo seu amor.
Viver no coração de Jesus, que graça linda todos nós recebemos.
Aceite viver no coração de Jesus! Se deixe amar, encontrar e permanecer no coração amoroso de Nosso Senhor para sempre. Se consagre ao coração de Jesus.
Santa Margarida Maria Alacoque, recebeu várias revelações de Jesus para que impulsionasse mais esta devoção ao seu sagrado coração. Tais revelações depois foram difundidas pelo seu conselheiro espiritual, o jesuíta São Claudio de la Colombière.
Jesus mostrando o seu coração divino, disse a santa: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
Jesus apareceu a santa Margarida Maria Alacoque numerosas vezes de 1673 até 1675. Dos seus colóquios com Jesus, distinguem-se classicamente 12 promessas deixadas para aqueles que se consagrarem ao seu coração. São elas:
1-A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
2-Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
3-Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
4-Eu os consolarei em todas as suas aflições.
5-Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte.
6-Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.
7-Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.
8-As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.
9-As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
10-Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.
11-As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.
12-A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

Juliana Gonçalves dos Santos.

(Artigo publicado no site Igreja Hoje, no dia 26/09/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário