sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como evitar palavras más.


Devemos ter muito cuidado com cada palavra que saí de nossa boca.

Jesus nos alertou seriamente a respeito disso, quando afirmou: “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão conta de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado” (Mt 12, 36-37).

Temos de cuidar dos nossos irmãos até com o que dizemos a eles, para que não sejamos causa de queda e sofrimento por coisas desnecessárias e ruins que dissemos.

Evitemos a todo custo pecar pela língua, se não podemos dizer nada de bom é melhor que fiquemos quietos.

Quando dizemos algo ruim, ferimos a nós mesmos e aos outros e muitas vezes nem percebemos.

Em quantas ocasiões presenciamos a tristeza em que as pessoas se encontram, por causa de palavras vãs que outras pessoas disseram e que as feriram profundamente.

Como bons cristãos, temos sempre que proferir dizeres bons para todas as pessoas e jamais levarmos a nós mesmos e os irmãos a pecarem com nosso descuido com a fala.

Muitas vezes nas pessoas existe o péssimo hábito de falar sem pensar, porque não raciocinam as conseqüências de uma palavra maldosa, então aconselho a fazerem o “jejum da língua”, que consiste em toda vez que for dizer algo ruim, não dizer nada, oferecendo a Deus para que purifique seu modo de falar e que com essa prática aprenda a se disciplinar para ser um cristão melhor, este jejum é muito útil para evitar o pecado da “língua” e tudo que induz a ele.

Outra boa opção para evitar usar mal a fala, é quando for falar algo ruim ao invés de dizer a palavra má, pronunciar o nome de Jesus e Maria.

Devemos também evitar as conversas fúteis, em que as pessoas fofocam, dizem coisas más umas das outras, reclamam sobre tudo e murmuram todo tipo de blasfêmia, lembremos sempre das palavras de Paulo “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem” (Ef 4, 29).

Se estivermos dizendo muitas coisas ruins quando abrimos a boca, precisamos também parar e avaliar nossa conduta e nosso coração, pois Jesus disse: “Porque a boca fala do que lhe transborda do coração” (Mt 12, 34).

Procuremos também evitar as más companhias com suas conversas que não edificam. Mas, às vezes em um diálogo com as outras pessoas, quando menos se espera surgem conversas desse tipo, então, devemos se houver a possibilidade, carinhosamente buscar corrigir com muito amor e firmeza o mau andamento da conversa, caso contrário, não participe, fique em silêncio desagravando o pecado dos irmãos com alguma oração no seu interior.

Busque a todo custo reter a língua para palavras más e glorifique sempre a Deus com palavras que edifiquem a sua vida e a dos irmãos, preze sempre a virtude de falar, proclamando sempre o que é bom, justo e reto.

Juliana Gonçalves dos Santos


(Artigo publicado no site Igreja Hoje, no dia 18/06/2010)

11 comentários:

  1. Ví seu Blog na Irmandade dos Blogs Catolicos http://irmandadedosblogscatolicos.blogspot.com
    e vim visitar. Gostei muito do seu blog. Parabéns. Estou te seguindo.
    Catina
    catina2012@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu Blog. Voce realmente é uma grande escritora.

    ResponderExcluir
  3. Lí com muita atenção o que voce escreveu. A Irmandade dos Sites Católicos deixa o seu contentamento por ter, entre os filiados, o seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo desse blog...
    Faz parte da minha lista, agora...
    bjok

    ResponderExcluir
  5. Juliana,
    Parabéns pelo Blog!
    Venho por esta mensagem convidá-la a conhecer um inovador podcast de Espiritualidade e Formação.
    É o CEFAScast!
    Podcast são arquivos de áudio em MP3 que você pode escutar em qualquer lugar a qualquer ora!
    Um material maravilhoso para você baixar e escutar gratuitamente!
    É um novo e abençoado meio de evangelização e formação!
    Conheça e divulgue!
    Baixe, escute e ore conosco!
    E divulgue!

    Acesse:
    http://cefas.mypodcast.com/

    Gostaria que divulgasse também no seu Blog.

    Conheça também nosso blog principal:
    www.missaocefas.org

    Faça parte também do grupo CEFAScast:
    http://groups.google.com.br/group/cefascast

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente estava pensando nisso tudo uns dias atrás. Pensei em contar uma mentira, ao invés da verdade, porque talvez a mentira amenizaria a situação. Mas lembrei de Deus e a melhor coisa a fazer era ser sincera. Fui e as coisas se resolveram.

    A Biblia diz tudo, isso é fato. Se pudesse dar um conselho à todos, diria pra seguir, além de Deus (claro), a Biblia.

    Parabéns, flor. Você escreve muito bem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. São João Maria Vianey se santificou sobretudo por ser um eximio confessor,conta-se em sua biografia que Ele sentia o cheiro dos pecados.Certa vez uma senhora foi lhe contar os pecados e entre eles confessou uma calunia...tendo ouvido,o Santo Padre deu-lhe a penitência que foi pegar as penas de um ganço e ir à praça publica e solta-las ao vento e depois recolher cada uma delas,porem a dona lhe interpelou:como padre, consiguirei recolher todas as penas que terão sido levadas pelo vento? O confessor lhe respodeu sabiamente:Foi o que a senhora fez por suas palavras caluniosas que se espalharão e muito mau causou ao proximo.
    As palavras convencem os exemplos arrastão

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana! Lindos seus sites, menina! Deus lhe abençoe. Que suas palavras iluminem muitas vidas. Um beijo no coração. Obrigada por sua visita e por seu carinho.

    ResponderExcluir
  9. Grande escritora, parabéns pelo destaque que ganhou no site da irmandade dos blogs catolicos.
    Ví a foto em destaque.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de colocar o seu Blog na Lista dos Blogs que eu recomendo.
    Veja no meu Blog:
    http://casapiadossantosanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante a formação!
    Já tinha ouvido falar sobre o jejum da língua, mas creio que muitas vezes devemos fazer também o jejum das nossas ações, pois elas também podem ferir as pessoas.

    De fato, tudo isso se trata de algo chamado socialização, e vejo o quanto é interessante que os Evangelhos e as cartas de São Paulo nos ensinam bem a como tratar as pessoas, mesmo aqueles que nos ferem...

    Abraço!
    Que Deus continue iluminando grandemente sua vida!

    ResponderExcluir