domingo, 11 de julho de 2010

A prisão do egoísmo.


O egoísmo é como uma prisão voluntária em que a pessoa se fecha em si mesma e não deixa agir caridade que a possa libertar.

Essa prisão acontece quando a pessoa se coloca no centro de tudo e esquece que Deus deve ser sempre o seu centro.

O egoísta, preso por vontade própria, acaba por levar na sua prisão particular outra série de pecados e vícios que são resultado do seu amor-próprio acima de todas as coisas.

Movido por amar a si próprio de forma desordenada, ele deixa de ter um olhar interior e exterior correto sobre si mesmo, Deus e as pessoas, passando a ter somente um olhar interior desvirtuado que o cega para tudo a sua volta, pois passa a buscar felicidade sem a luz de Deus, assim na ignorância total, ele pensa que está se amando, mas na verdade ele está tendo um amor contra ele próprio.

A alma presa e cega não percebe nenhuma realidade corretamente, torna-se difícil para ela ver a luz que é Deus, devido a sua condenação ao isolamento do cárcere privado, em que ninguém pode ter acesso. Muitas vezes não percebe o mal que se faz por ser a própria responsável pela solidão em sua vida e principalmente em sua alma, continuamente sofre muito por buscar amor somente para si.

A pessoa egoísta não encontra mais paz nesse cárcere, porque ao buscar auto-satisfação, confunde prazer que é uma realidade do corpo, com felicidade que é uma realidade da alma, ao achar que encontra prazer na verdade só encontra infelicidade, pois o ser humano não foi criado para si mesmo, mas para Deus, ao estar só por vontade própria, se frustra e vive em constante desilusão.

Estando sozinho, o egoísta afirma somente o seu “eu”, se sente excluído e perturbar-se, pode facilmente chegar ao estado até mesmo da demência, tudo por causa de errar o alvo de sua atenção em não ordenar o amor corretamente a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo.

Para sair desse cárcere, primeiramente a pessoa precisa reconhecer que esse amor desordenado por si mesmo é um amor irracional.

O contrário do egoísmo é o amor-caridade, que nos une ao criador e as criaturas de forma ordenada, trazendo de volta a vida, a luz de Deus e conseqüentemente a paz tão almejada que jamais a alma encontra somente amando a si própria, assim ela consegue se livrar de seu cárcere privado, retomando a visão perdida e encontrando a liberdade.

O egoísmo que levava a alma aos outros pecados fica incapaz de agir, quando passa a existir a caridade que vivifica todas as virtudes.

Juliana Gonçalves dos Santos

(Artigo publicado no site Igreja Hoje, no dia 10/07/2010)

6 comentários:

  1. Excelente exposição sobre o tema.
    Muito proveitoso para todos.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. O egoísmo é o caos interior, é a alma lutando contra um redemoinho que só ela enxerga.
    Creio que muitos de nós um dia, passamos pelo egoísmo também, alguns com mais intensidade, outros com menos. Mas todos sofremos.
    O que devemos realmente fazer, é refletir e repensar sobre o que nos faz colocar todas as nossas necessidades sobre a necessidade de outrem em grau de importancia. A quem já percebeu a realidade maior da compaixão e respeito ao próximo, Cabe ajudar a quem ainda não descobriu o valor de sermos todos, membros de um só corpo

    Sempre palavras sábias, Juliana.
    Parabéns de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Muchas felicidades, me encanto tu blog, sigue adelante Bendiciones.

    Recuerda que en este mundo estamos para consolar y ser consolados.

    ResponderExcluir
  4. Eu saio em visitas, é um prazeroso habito que possuo. Concordo. Existem muitas formas de cegueira. O egoísmo é uma delas. Este sentimento menor trás consigo muitos outros sentimentos que levam a atitudes mesquinhas. Quem cultiva o egoísmo e outras ervas daninhas, realmente está afastado de Deus.

    Parabéns pela postagem, Juliana!

    Aproveito este encontro e convido para uma leitura em minha última postagem. Trata-se de um pequeno texto que fala sobre a minha leitura de Historia Do Cerco De Lisboa, de José Saramago.
    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom seu Blog
    gostei muito do seu conteudo
    Parabéns

    www.baixeapalavra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Claro que não escrevo tão bem quanto você, mas quando der passa no meu blog.
    Adorei te conhecer! Beijos

    ResponderExcluir