sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"O que leva a um(a) jovem do século XXI a se confinar em retiro espiritual por um final de semana?"

Quando um jovem faz um retiro espiritual por um final de semana, com certeza escolhe fazê-lo porque deseja ter um encontro mais próximo com Deus.

Na vida agitada do jovem do século XXI, com tantas cobranças da parte do mundo para ele conquistar principalmente bens materiais, onde o ter, infelizmente é valorizado em posição superior ao do ser, o jovem se sente muitas vezes, mesmo que inconscientemente, menos valorizado e amado, pois o seu ser, sua dignidade, valores e lugar no mundo perante a vontade de Deus estão sendo cada vez mais colocados em segundo plano.

Perante tudo isso e no agito da vida moderna, na mistura de sentimentos em seu interior, ele sente no mais intimo do seu ser, que precisa de um momento para refletir sua vida, para uma interiorização maior e nada melhor, que fazer um retiro espiritual, passando três dias em total entrega a Deus, para encontrar na vontade de Deus direcionamento aos seus anseios mais profundos e conseguir saber como melhor agir para melhor servir a Deus e aos irmãos e assim alcançar a sua salvação.

O jovem se retirando mesmo que por um final de semana e buscando um silêncio interior no retiro, onde possa ouvir melhor a si mesmo e os clamores da voz de Deus no coração, dizendo o quanto ele é precioso e amado, é muito importante para toda sua vida, de tal maneira que após o retiro ele sempre volta renovado e com muita disposição para cumprir o primeiro e maior mandamento que é: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Juliana Gonçalves dos Santos



Um comentário:

  1. A paz de Jesus e o amor de Maria!

    Também acho muito importante o retiro, tanto para os que, de certo modo, já estão mais próximos de Deus, quanto para aqueles que estão afastados, para os que até acreditam, mas não buscam.

    É verdade que fazer um retiro é seguir o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, pois o Evangelho nos mostra muitas passagens em que Ele se retirava ao deserto para orar, para ter uma proximidade maior com Deus, como foi dito no início do texto (Muito embora Jesus fosse o Deus encarnado, ele também era humano porque Deus quis tomar nossa humanidade sobre si).

    Um abraço, tamu junto na oração!

    ResponderExcluir