terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os elos da família com Deus.

Na família, uma corrente de elos deve ser mantida, quando os elos são fortes, a corrente é forte, se os elos são fracos, a corrente será fraca e pode se romper, se os elos não forem fortificados.

É preciso fortalecer os elos se eles encontrarem-se fracos. Jesus foi enfático ao dizer para o homem não separar o que Deus uniu! Por que os casais não levam a sério a benção de Deus dada no casamento? É aí que começam os problemas.

Se os casais não dão ouvidos a palavra de Jesus para manterem-se unidos, que juntos são uma só carne e não percebem a profundidade que é terem recebido juntos uma benção de Deus no sacramento do matrimônio, viverão de mal a pior.

Se, o elo mais importante da família que é a vivência na palavra e no amor de Deus não existir, o que sobra? Somente a confiança neles próprios e obviamente, todos os seres humanos sabem, que quando confiam somente em si mesmos, podem facilmente cair no pecado do egoísmo, da auto-satisfação e do adultério, porque se esquecem de viver em Deus que é o fortificador da união, que os une e conduz em todas as alegrias e dificuldades.

Elos fracos na união, podem se romperem facilmente, pois se o marido quer no casamento ir para a esquerda e a esposa para a direita, não ficarão unidos para se fortalecerem e não se romperem.

Para fortalecer os elos que estão fracos ou manter os elos que estão bem, é preciso definitivamente que Deus seja o primeiro lugar na vida da família.

Se a família põe a confiança no Pai Santíssimo, não há como se decepcionarem, pois Ele leva muito a sério a união do matrimônio, mesmo que o casal sucumba em muitos problemas, tendo a Deus, ainda estarão com os elos fortes e podem juntos com o Pai, superar tudo.

Mas, Deus não tira o livre arbítrio de ninguém, então é imprescindível que o casal faça a sua parte e queira que Deus esteja junto deles, sendo o primeiro lugar, os conduzindo e abençoando.

O casal, caminhando juntos, na mesma direção, unidos entre si e com Deus, podem viver plenamente a capacidade de exprimir amor, vivendo como um dom, um presente a ser ofertado diariamente entre eles e para Deus na vocação matrimonial.

Juliana Gonçalves dos Santos


(Artigo publicado no site Igreja Hoje, no dia 28/09/2010)

4 comentários:

  1. Eu acredito muito que o casamento começa no namoro. Com um namoro que busca a santidade, a castidade, que busca um namoro a três, ou seja, Deus no meio do casal, com certeza isso será levado para o casamento e o modelo de unidade será levado para os filhos.

    Que possamos rezar para que a Sagrada Família de Nazaré nos ensine a ser família, mesmo quando parece que não depende de nós (quando nós, filhos, queremos ser familia, mas os pais e irmãos não...)

    Um abraço!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto, guria! Acredito em muito do que escreveste. Parabéns pela publicação!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    Fico muito feliz em te ver buscando a Santidade!
    E saiba que também a busco. E o que me tranquiliza sempre é saber que a Santidade e diferente da Perfeição!
    bjks (:D)
    Soraia Bueno

    ResponderExcluir