quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quietude interior e exterior

Feliz daquele que guarda grande quietude interior e exterior perante todas as situações da vida.

A prática da quietude ensina a não falar e fazer maus julgamentos, leva a retidão da alma e do coração.

Para alcançar esse silêncio interno e externo que é um grande auxiliador do processo da santificação, é preciso conservar a humildade, não se colocando acima de ninguém, mas perseverando no conhecimento de que Deus que tudo vê, tudo sabe, e assim sendo, não é necessário e nem se deve viver em uma grande agitação existencial.

O acalmar o espírito, faz conservar a paz pessoal e contribuí para a pacificação dos outros em nossa volta.

Aquele que é capaz de preservar esse estado de paz e zelo por si e pelos outros, vive contente, sorrindo, não se perturba facilmente, mesmo entre as maiores adversidades.

No entanto, o agitado interna e externamente, perturba seu próprio coração e a vida alheia, com muitas palavras, ações de desconfiança e imprudência, é capaz até mesmo de transformar o que é bom em mal e raramente encontra a paz.

Afaste a ansiedade de seu coração, não atrapalhe a sua vida e a alheia com as mesquinharias dos afetos mal ordenados, trata antes de procurar vencê-los com a oração contínua e o amor.

Não julgue seu próximo, o perturbando com suas divagações cruéis sobre o que pensa dele, antes de falar qualquer maldade ou julgar as pessoas, ajoelha-te e com vergonha, pede perdão a Deus por esse grande erro que ia cometer, de tentar se colocar no lugar Dele, para julgar quem quer que seja.

Suporta como fiel seguidor e imitador de Cristo, todas as contrariedades e maus julgamentos que fazem de ti mesmo, mas nunca se esqueça que também à você é importante não causar contrariedades e maus julgamentos as outras pessoas.

Quanto mais souber sofrer amando por amor a Cristo e aos irmãos, mais paz encontrará em si mesmo e no convívio com todos em sua volta.

Conserva sem cessar a quietude interior e exterior e perceberá que grande ânimo sua alma terá no caminho de Deus, mesmo nas trevas mais escuras, conservará firme os propósitos de amor em seu coração.

Juliana Gonçalves dos Santos.

Um comentário:

  1. Oh! Belíssima imagem...Deus conosco sempre, mas como é difícil estar com Deus, seguir os ensinamentos do Cristo; mas esta é a boa luta, não contra as feras ao redor, mas amansar aquelas dentro de nós; feras/mazelas que ainda insistimos em manter conosco por orgulho, egoísmo, vaidade (roupagem do homem velho)...
    Deus nos ampare a caminhada e continue a inspirar tua alma.
    Edgard

    ResponderExcluir